Salamanca é uma cidade com uma história incrível (contarei um pouco da história numa próxima publicação). Se vais visitar Salamanca existem alguns locais que não podes deixar de ver. Preparei duas rotas a percorrer na cidade. Se não pretenderes visitar o interior dos monumentos as rotas são bem curtinhas, perfeitas para realizar em apenas um dia com o auxílio de uma bom calçado de caminhada.

Nesta publicação irei apresentar a primeira rota.


Rota 1 - O centro da cidade



Esta rota é maioritariamente realizada na parte central da cidade visitando alguns monumentos. A rota foi elaborada tendo como origem o Hotel Ibis Salamanca (que irei descrever numa próxima publicação).

Eis a rota:




Museo Taurino de Salamanca


Adoraria imenso ter visitado o museu, mas quando cheguei estava (ainda) fechado. Pelo que consegui perceber, o museu está aberto todos os dias as 10h30 às 13h30 e das 17h30 às 20h, excepto à segunda-feira (encerrado) e domingo (10h30 às 13h30). Neste museu é possível conhecer um pouco da história taurina e visualizar os trajes utilizados.


Plaza Mayor


Provavelmente já ouviste falar desta praça ou visto algumas fotografias. Estamos perante uma praça construída entre 1729 e 1756 com o estilo barroco. Embora não seja muito perceptível mas esta praça não é um quadrado perfeito (embora que quando estamos lá parece bem perfeito). Nenhuma das fachadas mede o mesmo (embora tenham medidas muito próximas) tornando-a assim numa forma irregular. Vamos aos detalhes, possui cerca de 6400 metros quadrados e 88 arcos com figuras de pessoas importantes.





Convento de la Anunciación


Este convento é mais conhecido por "Las úrsulas". Foi um convento franciscano feminino situado no Paseo de las Úrsulas. Pelo que consegui perceber estava fechado.




Universidad Pontifícia


A Universidad Pontificia é uma universidade católica, privada, fundada em 1940. No final do mês de março de 2019 contava com 6.194 estudantes.




Clerecia (Iglesia del Espiritu Santo)


Esta igreja foi contruída no edifício do antigo Colegio del Espiritu Santo de la Compañia de Jesús. A sua construção é do estilo barroco realizada entre os séculos XVII e XVIII. Atualmente chama-se apenas de Clerecia e, esse nome, deve-se à denominação abreviada de Real Clerecía de San Marcos.




 

Casa de las Conchas


Possivelmente também já ouviste falar deste edifício, a Casa das Conchas é um antigo palácio com estilo gótico. A sua construção iniciou-se em 1493 e foi concluída em 1517. No seu interior destaca-se o pático que possui arcos. Quando visitei a Casa das Conchas a entrada era grátis.




Torre del Clavero


A Torre del Clavero é um dos mais típicos e conhecidos monumentos da cidade de Salamanca. Foi declarado monumento nacional em junho de 1931. Esta torre é o resto de uma casa senhorial da Ordem de Alcántara. A torre possui cerca de 28 metros de altura.





Convento de Las Dueñas


O Convento de Santa Maria, mais conhecido por Convento de Las Dueñas, foi fundado em 1419 mas somento no ano de 1533 foi constuído o templo e o claustro.


Convento de Santa Clara


O Convento de Santa Clara pertence à Orden de las Franciscanas o Clarisas, fundado em 1238. Com a reconstrução ocorrida no século XVI a fachada foi modificada, ficando com poucos vestígios góticos. Com as reconstruções ocorridas nos séculos seguintes, o edifício aproximou-se ao estilo barroco.



Esta foi a minha sugestão para uma primeira rota. Na próxima publicação poderás ver a rota número dois.
E vocês, já visitaram Salamanca?