
Olá! Como sabem nos últimos dias andei por Braga (caso não tenhas visto podes ler aqui e aqui) e, não poderia deixar aquela cidade sem antes fazer uma visita ao tão famoso Santuário do Bom Jesus do Monte ou, mais conhecido por Bom Jesus de Braga.
Como chegar lá?
No dia anterior à visita tinha realizado uma pesquisa através do Google Maps de como chegar ao local. A ideia era ir de autocarro então, dado o horário, foi-me indicado dirigir-me para um dado local onde passaria o autocarro número 2. Já no dia da visita voltei a fazer a pesquisa com o horário certo e desta vez foi-me indicado o autocarro número 88 e lá fui eu. O percurso é rápido, não mais de 20 minutos e antes mesmo de se chegar é possível ver o santuário.

Quantas escadas subi?
Uns dias antes tinha feito uma pesquisa onde havia pessoas que indicavam que teria que subir mais de 500 escadas e, numa outra publicação li que eram cerca de 700 escadas, porém aceitei o desafio. Chegada ao local vi que não teria que subir 700 escadas e muito menos 500 e, como é lógico achei que algo estava estranho. Fui fazendo fotografias e contas enquanto subia! Sim, contas. Contei cada escada que subi, fazendo um total de 260. Mas para quem não queira subir a pé existe um funicular.

Como é o local?
Infelizmente a Igreja do Bom Jesus estava em manutenção pelo que não pude visualizar o seu interior. Logo ao lado existe uma espécie de gruta onde podemos fazer uma fotos magníficas. Atenção que existe um parque atrás do santuário. O parque é uma zona arborizada onde existe um lago com barcos que podem ser alugados para dar um passeio, possui também um parque de diversões para crianças e outro para exercício físico.




A descida...
Ao final da tarde recorri de novo ao Google Maps para saber qual o autocarro e o local para onde me deveria dirigir para ir embora. Desta vez era sugerido o autocarro número 2 e foi nesse momento que desvendei o mistério das escadas. Quando cheguei ao fundo da escadaria que havia subido, o mapa indicava que teria que descer mais. Foi aí que vi uma outra escadaria: desci, desci e desci. Infelizmente já não contei as escadas mas acredito que sejam bastantes, pois ainda estive um bom bocado a descer escadas.
Fiquei a pensar que se tivesse ido no autocarro número 2 iria ficar no fundo da escadaria e iria subir aquilo tudo, já o autocarro 88 dá uma grande ajuda deixando os passageiros a meio.
Adorei o local e nota-se que está preservado. O que não gostei foi quando desci a segunda escadaria que não tinha visto, essa estava completamente abandonada com pedras já fora do lugar, parecia estar tudo abandonado porém, no fundo estavam a iniciar-se obras, espero que restaurem toda a escadaria.
Podem acompanhar-me através do Facebook e do Instagram onde publico fotos de locais maravilhosos. Ah! Se quiseres que partilhe a tua foto identifica-me nela ou utiliza a tag #1001locais.
Até à próxima e boas viagens!
NOTA: as fotos possuem identificação de 1001Locais pois era o nome antigo do blog, porém elas são da autoria de CelinaPorAí!
NOTA: as fotos possuem identificação de 1001Locais pois era o nome antigo do blog, porém elas são da autoria de CelinaPorAí!
0 Comentários
Deixa aqui o teu comentário. Responderei o mais rápido possível!